Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Jaguariúna

Shopping

Internauta

Neste espaço você internauta pode deixar seu comentário com foto

Michel FazolinMichel Fazolin - Em nome da A Mais Web Internet, estou feliz em poder entregar um Por...

Publicidade


Publicidade

Paróquia Santa Maria

Diocese de Amparo

Endereço: Praça Papa João XXIII - S/Nº - centro
Jaguariúna - SP - 13820-000
Telefone: (19) 3867.1535 - 3867.2517
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira das 8:00hs às 12:00hs. e das 12:00hs às 17:30hs. Aos sábados das 8:00hs às 11:30hs.

Pároco: Pe. Milton Modesto
Data de Nascimento: 21/09/1966
Data de Ordenação: 12/10/1999
E-mail: miltontim@uol.com.br

Igreja Santo AntonioNossa Paróquia
Criada em 19 de janeiro de 1902 e instalada um mês depois, aos dezenove dias do mês de fevereiro de 1902, a Paróquia Santa Maria em Jaguariúna, quando de sua criação apresentava características praticamente de vida rural, mas com a chegada do desenvolvimento e consequentemente do aumento da área urbana do município com a criação de novos núcleos habitacionais a Paróquia passou por profundas mudanças. Com o aumento da população, foi necessario a construção de uma nova igreja, mais ampla, de linhas modernas e que acomodasse todos os fiéis.
A Paróquia até novembro de 2004, contava com 22 Comunidades. Após ser desmembrada, com a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, passou a contar com quatro Comunidades: Santa Edwiges e Nossa Senhora da Rosa Mística, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora do Amparo e a Comunidade de São Jorge.
A paróquia conta também com os seguintes Movimentos Pastorais: Pastoral da Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo, Ministros, Equipes de Exéquias, Corais, Liturgia, E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo), Obras das Vocações, Vicentinos e outros, e é administrada pelo padre Gilberto Edison Schneider..

Igreja Santo AntonioNossa Igreja
Erguida no início do século, a planta da vila é bem singela. A disposição dos imóveis corresponde ao que normalmente se encontra nas cidades brasileiras até o final do século XIX e que tem origem na legislação aplicada por Portugal.

A grande maioria das casas foi construída no alinhamento da rua, sem recuo da calçada; quintais e toda a vida privada ficavam para trás, preservados dos olhos públicos. Com apenas uma porta, duas janelas e frontões elaborados por capomastri, como eram chamados os responsáveis pelas fachadas das casas que para cá vieramcom a imigração italiana, elas praticamente desapareceram da paisagem. As edificações que permaneceram, ainda que com alterações, são mencionadas no texto abaixo, com a descrição dos aspectos construtivos, dos usos dados a elas ao longo do tempo e identificação dos primeiros proprietários.

O traçado urbano da área central da cidade tal como se apresenta hoje foi  consolidado no projeto apresentado em 1894 pelo engenheiro alemão Guilherme Giesbrecht, compreendendo 39 quadras numeradas e com metragem definida. No ponto central, a igreja. Na área envoltória, o traçado e a locação de quinze ruas e três praças: a Dona Umbelina Bueno, em torno da matriz, a Carlos Gomes e a Berlim. O traçado urbano mostra a importância que as praças tiveram como área pública. A localização dos imóveis e as fachadas revelam a e época em que foram levantados. As técnicas de construção determinam estilos. Tudo isso pode ser visto no centro de Jaguariúna.

A Igreja Matriz de Jaguariúna é ainda a edificação mais visível de todo o núcleo original. Marco zero da cidade, sempre é bom usá-la como referência para um passeio pela cidade. 

Uma igreja Centenária

Em 1894, o visionário Coronel Amâncio Bueno encomenda a primeira planta da cidade e manda erigir sua devoção em uma capela dedicada a Santa Maria, padroeira da cidade, em estilo gótico-bizantino, ambas de autoria do engenheiro Guilherme Giesbrecht. 


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2014 - portaljaguariuna.com.br - Todos os direitos reservados

amaissweb