Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Jaguariúna

Shopping

Internauta

Neste espaço você internauta pode deixar seu comentário com foto

Michel FazolinMichel Fazolin - Em nome da A Mais Web Internet, estou feliz em poder entregar um Por...

Publicidade


Publicidade

JacutingaJaguariúna - Um breve Resumo

Jaguariúna tem destaque importante no cenário nacional e internacional. Seu parque industrial congrega unidades que atuam em vários setores da economia: bebidas, informática, comunicações, medicamentos, cerâmica, metalurgia, autopeças, avicultura e outros.

Aqui, a qualidade de vida é essencial, o desenvolvimento com o lazer e o turismo soma-se a qualidade de vida que o município oferece: crescimento planejado, saneamento básico, hospital e atendimento público de saúde dos melhores do Estado, ensino público e particular, inclusive a Faculdade de Jaguariúna e o Centro Público de Educação Profissional; acesso fácil e amplas avenidas tornam Jaguariúna uma cidade diferenciada, sendo a mesma vizinha de Campinas e está a somente 142 km da capital São Paulo.

Turismo e Lazer

Nos últimos anos, a cidade teve outra atividade de grande impulso, o lazer e turismo. A estrutura hoteleira cresceu em número e qualidade. Restaurantes, supermercados, condomínios de luxo, chácaras de lazer e grandes eventos passaram a oferecer à população e aos visitantes um grande número de opções categorizadas.

O passado no presente

Mesmo com o desenvolvimento, Jaguariúna preserva suas raízes, um significativo patrimônio histórico-ferroviário, fazendas centenárias, haras e antigos casarões. O passeio no Trem Turístico, a famosa "Maria Fumaça" nos leva ao tempo os Barões e dos grandes cafezais. A antiga Estação da Companhia Mogiana, hoje o Centro Cultural, é um dos principais pontos de encontro da cidade, com barzinhos e música ao vivo. A Matriz Centenária de Santa Maria, totalmente preservada, nos faz lembrar a fé e a determinação dos imigrantes pioneiros. Como se não bastasse, vinculando o passado ao presente e ao futuro, está instalada em Jaguariúna a Embrapa Meio ­Ambiente, pioneira nas pesquisas da economia agrícola sustentável.

JacutingaInformações Gerais

Jaguariúna é um município da Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a 22º42'20" de latitude sul e 46º59'09" de longitude oeste, a uma altitude de 584 metros. Possui uma área de 141,401 km². A densidade demográfica é de 313,37 habitantes por quilômetro quadrado.

Os municípios limítrofes são: norte: Holambra e Santo Antonio de Posse, sul: Campinas, leste: Pedreira e oeste: Paulínia.

A região está situada em pleno contato de duas zonas geomorfológicas: o Planalto Atlântico, na parte oriental e a Depressão Periférica (Bacia do Paraná) na parte ocidental. Na parte correspondente ao Planalto Atlântico, o relevo consiste de morretes alongados paralelos, com topos arredondados e perfil convexo.

População: 49.497 habitantes (IBGE/2013)
Gentílico: jaguariunense
Localização: Circuito das Águas Paulista
Área do Município: 141,401 Km²
Densidade Demográfica: 313,37 hab/Km²
Altitude Máxima: 732 metros
Altitude Mínima: 560 metros
Latitude: 22º42'20" sul
Longitude: 46º59'09" oeste
Temperatura Média Anual: 21.7ºC
Temperatura Média Máxima Anual: 28.0ºC
Temperatura Média Mínima Anual: 15.2ºC
Classificação Climática de Koeppen: Cwa
Bioma:Cerrado e Mata Atlântica
Precipitação Média Anual: 1.335,4 mm
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,829
IDH-M Renda: 0,772
IDH-M Longevidade: 0,839
IDH-M Educação: 0,877
PIB: R$ 1.937.262,365 mil (BR: 95º - RMC: 6º) – IBGE/2008
PIB per capita: R$ 48.351,78 IBGE/2008
Prefeitura Municipal - Fone/Fax: (19)3867-9700

Malhas JacutingaCapital do Cavalo

Conhecida como a “Capital do Cavalo” reforça a tradição dos rodeios em uma das mais importantes festas de peões brasileiras que acontece no município há vinte anos, atraindo visitantes de todo o país. A fé também leva mais de cinco mil cavaleiros à cidade, no desfile da Cavalaria Antoniana. Provenientes dos quatro cantos do Brasil, e ao som de carros de boi, berrantes e música de raiz, montam em seus cavalos para agradecer as graças concedidas por Santo Antonio de quem são devotos.

Mas não é só. Jaguariúna também integra o Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulistas, composto pelos municípios de Pedreira, Amparo, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro, e o Circuito da Ciência e Tecnologia, formado por Campinas, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Monte Mor, Nova Odessa, Sumaré, Piracicaba, Paulínia, Hortolândia e Indaiatuba.

Brasao JacutingaSímbolos do Município

Ao lado, o Bandeira oficial do Município de Jaguariúna e abaixo, o Hino da cidade.

 

 

 

 

 

Hino Oficial
Letra:
Gióia Junior
Música: Dirce Guerreiro Kirche

Instrumento de paz e progresso
Poderosa e gloriosa coluna
Deus te dê sempre muito sucesso
Jaguariúna, Jaguariúna.

Jaguariúna nossa emoção, nossa bandeira,
nossa canção
Jaguariúna nossa emoção, nossa bandeira,
nossa canção

Os teus filhos cantando felizes
Num sublime coral à voz una,
Enaltecem as tuas raízes,
Jaguariúna
Jaguariúna                                                                              

Jaguariúna nossa emoção, nossa bandeira,
Nossa canção
Jaguariúna nossa emoção, nossa bandeira,
Nossa canção

Do trabalho e da paz alicerce
Do progresso e da ordem tribuna
Cante o rio que vibra em teu solo
Jaguariúna, Jaguariúna

Jaguariúna nossa emoção, nossa bandeira,
nossa canção
Jaguariúna nossa emoção, nossa bandeira,
nossa canção

CLIQUE AQUI PARA OUVIR

Petrobras JacutingaRegião Estratégica

Devido à sua localização estratégica, Jaguariúna é servida por uma excelente malha viária (sistema Anhanguera-Bandeirantes, Rod. D. Pedro I, Presidente Dutra, Imigrantes e Fernão Dias) que leva aos principais entroncamentos do país, e com fácil acesso ao aeroporto de Viracopos, a partir dos anos 80 o município passou a atrair indústrias de tecnologia de ponta, tornando-se um dos maiores produtores de aparelhos celulares do país, de computadores e equipamentos de telecomunicações, com expressiva participação nos segmentos de bebidas, gêneros alimentícios e farmacêuticos.

Assim, Jaguariúna planta no presente as sementes do futuro, recuperando a capacidade de investimento do município em melhorias na infraestrutura e em serviços públicos de qualidade – essenciais para o bem-estar da população.
Bem-vindo a esta cidade apontada como a terceira melhor do Brasil para se viver e trabalhar, segundo estudo da FIRJAN (Fed. das Ind. do Rio de Janeiro), que avalia áreas do desenvolvimento humano como emprego e renda, educação e saúde.

Fotos da cidade


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2014 - portaljaguariuna.com.br - Todos os direitos reservados

amaissweb